Você conhece a Doença do Beijo?

O Dente de Leite caiu, o Permanente Demora para Nascer?
14 de março de 2020
Doença Renal x Saúde Bucal
14 de março de 2020
Exibir tudo

Você conhece a Doença do Beijo?

💋 Mononucleose é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, cuja transmissão ocorre pela 💦 saliva, o que a torna também conhecida como “doença do beijo”. Além do beijo, a doença também pode ser transmitida através da tosse, espirro ou objetos 🥄🥛(talheres, copos) que tenham entrado em contato com a saliva de pessoas contaminadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏻Grande parte das crianças tem contato com este vírus 🦠 ainda nos primeiros anos de vida, o que permite que elas adquiram imunidade para o resto da vida. Nesta idade a doença se manifesta de forma branda, através de sinais e sintomas muito semelhantes aos de um resfriado comum, com resolução espontânea.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📍Aqueles que não tiveram contato com o vírus durante a infância normalmente irão manifestar a doença durante a adolescência 👱🏼‍♀ ou 👩🏻‍🦱 início da vida adulta, com sinais e sintomas um pouco mais exacerbados, caracterizados pelo acometimento das amígdalas e gânglios cervicais, febre alta 🌡 e dor de garganta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 Durante o exame físico (avaliação clínica) do paciente com mononucleose, o cirurgião-dentista deve avaliar os linfonodos (gânglios linfáticos cervicais) para descartar essa ou outras condições.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝🏼 A mononucleose é uma doença que geralmente evolui de forma benigna, com resolução em torno de 2 a 3 semanas, cujo tratamento é baseado na resolução dos sintomas. Não deixa sequelas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
😷 Como profissionais de saúde e principalmente Odontopediatras reforçamos a importância de ❌ não beijar na boca dos pequenos, e não compartilhar utensílios domésticos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 

Ajuda? Chat via WhatsApp