Doença Renal x Saúde Bucal

Você conhece a Doença do Beijo?
14 de março de 2020
Cuidados com a Saúde Bucal do Bebê Prematuro
14 de março de 2020
Exibir tudo

Doença Renal x Saúde Bucal

✨ A doença renal é uma alteração clínica decorrente da perda lenta e progressiva da taxa de filtração glomerular, no qual os rins não conseguem desempenhar suas funções adequadamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏻 As alterações metabólicas decorrentes do mau funcionamento dos rins, o uso de determinados 💊 medicamentos e protocolos de imunossupressão (transplantados renais) são fatores que predispõem as alterações bucais em pacientes renais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👄 As manifestações bucais mais prevalentes são: doença periodontal, formação de placa bacteriana e tártaro, halitose e alteração do paladar, boca seca, palidez da mucosa, infecções bucais, erosão dentária, multiplas lesões de cárie, anomalias de desenvolvimento dentário (hipoplasia), alterações ósseas e lesões da mucosa. Outras manifestações de menor prevalência são 👅 língua geográfica e hiperplasias gengivais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👦🏻👧🏼 Em crianças com doença renal é comum também ocorrer atrasos na cronologia de erupção (nascimento) dos dentes permanentes ou alteração da ordem de erupção dos mesmos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️ Criança com doença renal precisa ser acompanhada por um ODONTOPEDIATRA. Consultas preventivas devem ser realizadas periodicamente a fim de evitar possíveis 👾 infecções na cavidade bucal, principalmente durante a hemodiálise, o pré-transplante e o pós-operatório.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil

Ajuda? Chat via WhatsApp