Manchas nos Dentes – Técnica de Microabrasão

Infecções nos Dentes de Leite podem Afetar outras áreas do corpo?
29 de agosto de 2019
Cárie Oculta – melhor investigar…
11 de setembro de 2019
Exibir tudo

Manchas nos Dentes – Técnica de Microabrasão

Existem vários tipos de manchas nos dentes decíduos ou permanentes, e que podem ser causadas por diversos motivos, são eles:
1⃣ Locais: infecção no dente decíduo manchando o sucessor permanente, trauma ou batida forte, radioterapia, entre outros.
2⃣ Gerais: doenças sistêmicas e/ou determinadas geneticamente, ingestão de medicamentos etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 E qual é a aparência clínica ou visível destas manchas?
As mais variadas, desde uma mancha branca passando pela cor amarela até marrom ou mesmo cinza. O que irá determinar a sua aparência (cor e textura) será o motivo que a causou, como por exemplo, a fluorose, que são manchas esbranquiçadas como fumaça ou névoa nos dentes permanentes, causadas pela ingestão excessiva de pasta de dente com fluoreto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🎯 Uma das inúmeras alternativas de tratamento para algumas manchas é a Microabrasão de Esmalte. Esta técnica visa recuperar a estética através de um mínimo desgaste superficial possível do esmalte. É como se fosse um “peeling” realizado na pele, só que no dente, quando se remove frações de milímetros do esmalte a fim de se expor o esmalte sadio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📍Nem todas as manchas presentes no esmalte são passíveis de serem removidas através da Microabrasão. Ela pode resolver satisfatoriamente a maioria das pigmentações amarronzadas e cerca de 75% das manchas brancas. Porém, é 🚫 contra indicada em casos de alterações com envolvimento de grande profundidade do esmalte e dentina.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Para este diagnóstico e o prognóstico certeiros em crianças que apresentam manchas nos dentes, o melhor é agendar uma consulta individual programada com o Odontopediatra, pois só assim é possível definir se a Microabrasão está ou não indicada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 🇧🇷

Ajuda? Chat via WhatsApp