Uso da Chupeta

Ouve-se muito que até os 02 anos de idade a chupeta não causa nenhum problema ou se presente, é reversível, mas nem sempre é assim!
.
Culturalmente arraigados ainda, nas listas de enxovais a chupeta e mamadeira são itens frequentes, e a indústria sabendo disso lança mão de marketing e abordagens poderosos, não só para vender o lançamento anual, mas inclusive fazendo a maioria acreditar que o melhor consolo é a chupeta. ..
.
Há profissionais de saúde e mães que acreditam que o uso da chupeta seja inofensivo ou até necessário para o desenvolvimento da criança, tendo atitude indiferente ou permissiva frente ao seu uso indiscriminado ou mesmo se o uso for com certa moderação não haverá problemas. Porém, ❌não existe estudo científico determinando especificamente a frequência, intensidade e o tempo de uso diário.
.
Pelo contrário, os estudos bem delineados e realizados sem conflitos de interesse (“segundas intenções”) mostram que a chupeta e a mamadeira  não são tão inofensivos assim, e que nem todas as alterações provocadas são reversíveis sozinhas. Tratamentos completos e eficientes das consequências podem ser dispendiosos e caros.
.
⚠Os bicos artificiais promovem confusão de bicos, desmame precoce, oclusopatias (alterações nos ossos, dentes e músculos da face), disfunções motoras na respiração, mastigação, deglutição e fonoarticulação das palavras, dependências emocionais graves etc..
.
‍♀Para acalmar e tranquilizar o bebê, o mais indicado é colo e peito, sempre, se isso não for possível, existem várias técnicas de exterogestação capazes de realizar o feito. .
.
Segundo alguns estudos o uso da chupeta PODE ser um fator protetor de morte súbita do lactente durante o sono, mas estudos mais recentes provam e mostram que até para a prevenção de morte súbita há outros fatores envolvidos neste processo, além de consagrar a AMAMENTAÇÃO como a melhor PREVENÇÃO indiscutivelmente!
.
✅Bicos artificiais não devem ser prescritos ou incentivados por profissionais de saúde, pois os malefícios são muito maiores do que os benefícios momentâneos. Porém, após informados e devidamente orientados, a decisão final sempre deve ser dos pais e por fim respeitada.

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…