Sarampo – vamos saber mais a respeito?

 Há um surto novamente de sarampo no Brasil. Ele é uma infecção viral muito grave e altamente contagiosa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A sua transmissão ocorre por secreções das vias respiratórias, como por exemplo gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Crianças desnutridas e menores de um ano são mais suscetíveis ao sério agravo da doença. Emgestantes pode provocar aborto ou parto prematuro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os sintomas (período prodrômico – segunda fase) do sarampo só começam após 7 a 14 dias após a contaminação (período de incubação – primeira fase) com a presença de uma infecção forte, cujo quadro inclui: febre que aumenta gradativamente de intensidade, acima de 38,5ºC, acompanhada de tosse seca, corrimento nasal, conjuntivite e fotofobia, em alguns casos ocorre diarreia também. No fim da segunda fase podem surgir as manchas típicas e próprias do sarampo, as Manchas de Koplik, o que confirma o diagnóstico clínico da doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 As Manchas de Koplik são lesões de 2 a 3mm, discretamente elevadas, de cor branca com base vermelha ou cor azulada, localizadas na região interna da bochecha, ao nível dos dentes molares decíduos (de leite) ou pré-molares. As lesões duram de 1 a 3 dias e desaparecem logo após o surgimento do exantema (manchas avermelhadas) pelo corpo (terceira fase).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O sarampo não costuma ser grave em crianças saudáveis e bem nutridas. Porém as complicações  do Sarampo podem causar: infecção cerebral grave e irreversível, pneumonia, sangramento excessivo, hepatite.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A vacina é a forma mais eficaz de prevenir. A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) idealmente deve ser aplicada em bebês de 12 meses, com um reforço aos 15 meses de vida. O imunizante também é ofertado para adultos que não foram vacinadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A vacina é gratuita e está disponíveis nas unidades básicas de saúde, confira seu cartão de vacina e de toda sua família. Não corra risco, vacine!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…