Ordem de Erupção Dental

✨ Os dentes decíduos (de leite) são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias, ossos e músculos faciais, além de fundamentais também para o bom desempenho das funções respiratória, mastigatória, articulatória, fonética, oclusal e harmonia estética da criança. .
.
🌳 Eles começam a erupcionar (nascer) em média aos 06 meses de vida do bebê e terminam por volta dos dois anos e meio a três de idade, totalizando 20 elementos. .
.
📸Conforme a imagem mostra, há uma sequência ou ordem favorável de erupção dos dentes decíduos, e observe que eles vão surgindo na cavidade bucal aos pares (direito e esquerdo), conforme a seguir:
1. Incisivos Centrais Inferiores;
2. Incisivos Centrais Superiores;
3. Incisivos Laterais Superiores;
4. Incisivos Laterais Inferiores;
5. Primeiros Molares Superiores;
6. Primeiros Molares Inferiores;
7. Caninos Superiores;
8. Caninos Inferiores;
9. Segundos Molares Inferiores;
10. Segundos Molares Superiores.
.
👉🏻Esta sequência, a velocidade ou ritmo cronológico de erupção podem sofrer influência de uma série de fatores genéticos e ambientais, ou seja, podem variar entre uma criança e outra, inclusive entre irmãos.
.
🔎Desta forma, o acompanhamento odontopediátrico periódico desta sequência fisiológica de irrompimento é de suma importância, pois caso ocorra alguma alteração, o desenvolvimento e direcionamento dos ossos maxilares e suas funções (como já citada acima) poderão ficar comprometidos. Logo, intervenções preventivas se farão necessárias.
.
#odontopediatriabrasil 🇧🇷

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…