Esfoliação dos Dentes Decíduos

A Criança Chora para Escovar os Dentes, ela vai traumatizar?
21 de agosto de 2019
Infecções nos Dentes de Leite podem Afetar outras áreas do corpo?
29 de agosto de 2019
Exibir tudo

Esfoliação dos Dentes Decíduos

A esfoliação do dente decíduo (de leite) é um processo natural, que ocorre em virtude do desaparecimento (reabsorção fisiológica) das raízes destes dentes por efeito da pressão exercida pelos dentes permanentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cientificamente, alguns pesquisadores relatam que ela começa aproximadamente aos 4 anos de idade, logo quando os dentes decíduos estão completamente formados  (coroa e raiz).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Em alguns casos, onde não existe um dente sucessor permanente para erupcionar (agenesia), o processo de reabsorção acontece na forma de apoptose – morte celular programada, onde as células dentais vão se “desfazendo”.

 A mobilidade do dente decíduo é o sinal clínico observado em casos de reabsorção fisiológica, quando a raiz do dente já perdeu mais de dois terços de seu comprimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Em situações onde o dente de leite não “cai” sozinho (retenção prolongada), podemos suspeitar da ausência ou da reabsorção incompleta da raiz ou raízes, o que necessita de acompanhamento/avaliação do Odontopediatra . Pois, pode indicar falta de espaço na arcada dentária, ausência do sucessor permanente, presença de dentes supranumerários (a mais), entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Toda criança precisa ser acompanhada por um ODONTOPEDIATRA! ❤️
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 

Ajuda? Chat via WhatsApp