Escova Elétrica x Manual

💕 Você também fica confuso no momento de comprar ESCOVAS de dente para seu pequeno? Na sessão de higiene bucal das farmácias e supermercados é possível encontrar uma grande variedade de marcas, personagens, tamanhos e ainda modelos manuais e elétricas/pilhas. Mas, qual é a mais indicada? .
.
✨Sabe-se que a escova dental é um dos instrumentos insubstituíveis para a remoção mecânica do biofilme (película que se forma sobre os dentes e que contém restos alimentares 🍕🍪🍭e bactérias👾). .
.
☝🏻Porém, para que se realize uma escovação adequada, é necessário avaliar algumas características na escova, tais como:
✔o tamanho da cabeça deve ser compatível com a boca da criança; ✔ cerdas macias; ✔cantos arredondados; ✔cabo que proporcione boa empunhadura; ✔qualidade comprovada para não quebrar ou soltar cerdas. .
.
🔰Embora seja possível, no Brasil, ainda há uma grande dificuldade em encontrar escovas elétricas/pilhas infantis que sigam todas as características acima citadas. Além disto, estas escovas em sua maioria apresentam apenas um movimento rotatório, o que dificulta a higiene em algumas regiões da arcada dentária. .
⚠ Portanto, em alguns casos, mesmo usando as escovas elétricas, é necessário complementar a escovação com a escova manual! 🔝
.
✅ A escova elétrica/pilha é excelente como instrumento lúdico para incentivar e motivar as crianças a quererem escovar. Também é recomendada para pacientes que apresentam alguma restrição motora e/ou deficiência intelectual, além disso, essa escova é excelente para dessensibilizar crianças muito temerosas durante o atendimento clínico.
.
‼️Lembre-se: escovação bem feita exige tempo e dedicação, das crianças e dos responsáveis por elas! Assim, a escova elétrica/pilha não substitui a presença dos responsáveis! 😀
.
#odontopediatriabrasil🇧🇷

 

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…