Doença Celíaca

Amelogênese Imperfeita, você sabe o que é?
14 de março de 2020
Leite Materno Não Causa Cárie
14 de março de 2020
Exibir tudo

Doença Celíaca

✨ A doença celíaca é uma doença autoimune, crônica e inflamatória que pode desenvolver-se e ser diagnosticada em qualquer idade, desde criança a um adulto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏻 As pessoas sensibilizadas são incapazes de digerir o glúten, que é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. A doença danifica os intestinos delgados de tal forma que dificulta a ♻️ absorção de nutrientes vitais pelo organismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️ Embora seus efeitos sobre o sistema digestivo sejam bastante conhecidos, a doença celíaca também possui várias manifestações orais, tais como: defeitos estruturais no esmalte dos dentes 🦷 (hipoplasia de esmalte), ressecamento da 👄 boca, queilite angular e aftas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝🏼Existem duas teorias para esclarecer a relação da doença com a hipoplasia de esmalte. Uma delas é que as deficiências nutricionais causem o problema indiretamente ou, o sistema imunológico da criança danifica diretamente os dentes em desenvolvimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏻 O aumento das úlceras orais nesses pacientes pode ser explicado pela deficiência nutricional – especificamente, deficiências em ferro, folato e vitamina B12, que tendem a ser baixas nas pessoas com celíaca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
😷 Odontopediatras bem informados e atualizados podem ajudar a identificar possíveis celíacos, principalmente em casos em que o paciente não apresenta sintomas clássicos da doença.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil

Ajuda? Chat via WhatsApp