Crianças com Sindrome de Down

💙 A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 (um cromossomo extra no par 21) é a alteração genética mais frequente dentre as anomalias congênitas, com incidência de 1:600 – 700 crianças nascidas vivas.
.
🌀Essa síndrome acompanha diversas variações em nível intelectual, comportamental e físicas, incluindo características específicas na cavidade bucal. .
.
👄 As principais alterações bucais são:
1️⃣ Atraso e/ou alteração na ordem de erupção (nascimento) dos dentes;
2️⃣ Os dentes podem manifestar anomalias de forma (menores) e/ou de número (a mais ou a menos);
3️⃣ Tendem a apresentar mais gengivite (gengiva inflamada) e doença periodontal (estruturas de sustentação dos dentes ficam alteradas), por isso é fundamental escovar os dentes;
4️⃣ A hipotonia facial (pouco tônus muscular) – o palato (“céu da boca”) estreito e profundo – juntos, desencadeiam várias alterações relacionadas umas com as outras. Favorecem a permanência de boca aberta, ajudando a ressecar os lábios, a projetar a língua para a frente e para fora dando a falsa impressão de macroglossia (língua grande) e de falsa Classe III (queixo para frente), e tornando difícil também manter a saliva na boca. .
.
👶🏻 É possível e real o atendimento odontológico a este tipo de paciente, inclusive em tenra idade, já a partir do segundo ou terceiro mês (bebês). Aliás, é o indicado e o ideal, pois a intervenção/acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos maxilares, posição correta de língua e respiração nasal deve ser feito já nesta faixa etária. Um exemplo eficiente e eficaz é através do uso pelo bebê da Placa Palatina de Memória (PPM).
.
⚠️ Vale ressaltar que as cardiopatias (doenças no coração) estão fortemente relacionadas à essa síndrome. Os pacientes com SD cardiopatas que não realizaram cirurgia ou que necessitam ainda de novas cirurgias reparadoras, precisam realizar a profilaxia antibiótica para certos procedimentos odontológicos.
.
✅ Buscando conhecimentos através da educação em saúde bucal e do atendimento interdisciplinar, poderemos traçar um melhor futuro para as crianças com Síndrome de Down, imprescindível para promover a qualidade de vida.
.
#odontopediatriabrasil🇧🇷

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…