Colar de Âmbar – será que funciona?

Muitos pais aderem ao uso do colar de âmbar, alguns por acreditarem numa possível melhora do sistema imunológico do bebê, outros por indução e outros por acharem “bonitinho”, mas de antemão avisamos: é preciso ter cuidado⚠️!

O verdadeiro âmbar é encontrado principalmente na região dos Bálticos (norte e nordeste da Europa). Nele se encontra o ácido succínico, que segundo os produtores dos colares “verdadeiros ou originais” trata-se de um composto químico natural capaz de fortalecer o sistema imunológico, estimular o sistema nervoso e melhorar a atividade metabólica. Por isso, o âmbar atuaria como analgésico e anti-inflamatório naturais.  Há controvérsias.

Na internet, os vendedores e alguns pais relatam que o colar, quando em contato com a pele da criança, libera gradativamente certa quantidade de ácido succínico, ajudando especialmente na fase de erupção  (nascimento) dos dentes decíduos (de leite), por aliviar a sensação dolorosa  e desconfortável, como o inchaço da gengiva e a irritabilidade do bebê.

Enquanto alguns pais dizem que o colar de âmbar ajuda os filhos nesse período de irrupção, é importante salientar que NÃO há comprovação científica de sua eficácia. Não há ainda nenhuma pesquisa científica que mostre que ele funcione, o que existem são experiências e relatos pessoais. Trata-se de um método natural sem comprovação científica alguma.

A Associação Brasileira  de Odontopediatria tem como posicionamento oficial a NÃO recomendação do colar de âmbar.

Optou por usar? Preste atenção às seguintes medidas de segurança:
1. O fio deve ter um nó entre cada conta ou pedra. Assim, em caso de ruptura, apenas uma cai;
2. Em qualquer idade, o colar deve ter entre 33 e 36 cm, para não ficar apertado nem frouxo, pois há risco de estrangulamento;
3. Recomenda-se tirar no banho e para dormir, pelo mesmo motivo acima;
4. O fecho deve ser de rosquear e coberto por âmbar, para o bebê não conseguir abrir.

Para alívio dos sintomas de erupção dos dentes decíduos existem outras opções. Procure um Odontopediatra e saiba como passar por esse momento com mais tranquilidade e segurança.

#odontopediatriabrasil 

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…