Bebê Prematuro

O bebê recém-nascido é considerado prematuro quando nasce antes da 37 semana, e quanto mais cedo isso ocorrer, mais biologicamente vulnerável ele é, devido à sua imaturidade orgânica como um todo.

Para o aleitamento materno acontecer, é necessário e fundamental um complexo sistema neurofuncional estar envolvido no processo, pois desta forma ocorre o desenvolvimento orofacial e emocional de maneira harmônica e saudável.

Porém, bebês que nascem antes da 33 semana podem ter dificuldade em coordenar a sucção-deglutição-respiração, aumentando o risco de sufocamento enquanto se alimenta quando comparado a um bebê nascido à termo (no tempo certo).

Somado a isso, se eles ficarem muito tempo em Unidades de Tratamentos Intensivos Neotanais (UTIN), e não tiverem o contato pele-a-pele com a mãe/pai/irmão  de forma ampla, o vínculo mãe-bebê pode demorar mais a ser engrenado, podendo comprometer o sucesso do aleitamento materno.

Os Hospitais Amigos da Criança, com o selo da UNICEF/OMS, são referências em aleitamento materno e recomendam que a amamentação no peito comece tão logo o prematuro atinja estabilidade clínica, como ausência de apneia, dessaturação e bradicardia. Há meios e formas específicas/técnicas para isso sem ser através das mamadeiras.

Em relação às estruturas bucais, nos prematuros é relatado aumento na incidência  de defeitos do esmalte dental, atraso na erupção (nascimento) da dentição decídua (de leite) e aumento da prevalência de cárie. O uso de laringoscopia e a intubação orotraqueal podem causar alterações nas estruturas ósseas bucais, assim como em suas posições e funções ao mesmo tempo.

Portanto, o Odontopediatra também tem papel fundamental nos cuidados com os prematuros, pois além de poder orientar e trabalhar a melhor forma de aleitar (amamentação ou copinho), poderá acompanhar todo o crescimento e desenvolvimento orofacial e dentário de maneira efetiva.

 

#odontopediatriabrasil

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…