ART – Você sabe o que é?

Cárie Oculta – melhor investigar…
11 de setembro de 2019
A Chupeta é proibida?
30 de setembro de 2019
Exibir tudo

ART – Você sabe o que é?

 Você sabia que a cárie dentária é a segunda doença mais comum em todo o mundo? E quando já se encontra em forma de cavidade  pode-se remover parcialmente o tecido cariado? ‍♀️Vamos explicar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♻️ A restauração do dente tem como objetivo vedar a cavidade e devolver a sua forma, função e estética.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Por muito tempo, o tratamento restaurador clássico visava a REMOÇÃO TOTAL do tecido cariado. Porém, após muitas pesquisas  e estudos (laboratoriais e em campo) removendo-se parcialmente o tecido cariado  e restaurando a cavidade com um material chamado cimento de ionômero de vidro, concluiu-se que isso, já seria o suficiente para estagnar  a evolução da cárie. Surgia assim, a técnica ART (Tratamento Restaurador Atraumático).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 A ART, portanto, é uma técnica minimamente invasiva, que dispensa anestesia local  e em alguns casos pode dispensar também o uso de motores, o que a torna ótima para ser usada em Odontopediatria , pois diminui o tempo da criança na cadeira, além de ser atraumática.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 Quando o cirurgião-dentista remove somente a camada mais superficial da lesão de cárie, ele estará removendo junto com o tecido amolecido a massa de bactérias  responsável pelo processo de destruição do dente, chamada dentina infectada. A segunda camada que ficará sob a ART se chama dentina afetada e contém bactérias residuais, que  não são capazes de dar continuidade ao processo da lesão cariosa, paralisando-a assim definitivamente!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 A ART é uma técnica confiável e de altíssima qualidade se operada corretamente! Todo Odontopediatra atualizado está apto a realizá-la.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 

Ajuda? Chat via WhatsApp