Alimentos Cariogênicos – quem são esses vilões?

Células-Tronco em Odontologia
13 de julho de 2019
Que tal aproveitar as férias para levar seu filho(a) ao Dentista?
25 de julho de 2019
Exibir tudo

Alimentos Cariogênicos – quem são esses vilões?

Os carboidratos fermentáveis, por exemplo, os açúcares, são considerados alimentos cariogênicos, ou seja, alimentos com grande potencial para desenvolver a doença cárie.

Esses alimentos associados a higiene bucal ausente ou inadequada, ficam aderidos na superfície do dente e formam uma película chamada placa bacteriana ou biofilme.

A lesão de cárie começa a partir da perda dos minerais presentes no dente, por meio da produção de ácidos pelas bactérias resultantes da metabolização do açúcar (por exemplo de: bolachas, pães, balas, chocolates, refrigerante, ….) pelo biofilme. Quanto mais pegajoso e aderente for o alimento açucarado, maior potencial cariogênico ele será.

O tempo e a frequência em que os alimentos cariogênicos ficam presentes nos  é determinante para a formação da lesão inicial de cárie (mancha branca). Quanto maior o número de vezes que se come doces, maior o tempo de contato, portanto, maiores as chances de se formar cárie.

Escovar os dentes e usar fio dental não é suficiente para controlar a doença cárie. É necessário que a família tenha controle do momento e quantidade de alimentos cariogênicos ofertados.

❗️Lembrando! Os hábitos da ‍‍‍família tem influência direta no comportamento alimentar da criança.

Seja exemplo com palavras e, também, com atitudes!

#odontopediatriabrasil

Ajuda? Chat via WhatsApp
ORÇAMENTO
close slider