A saúde bucal de paciente  pediátricos oncológicos

⚠ As neoplasias malignas podem acometer pacientes pediátricos e, muitas vezes, eles necessitam de quimioterapia/radioterapia para sua regressão e/ou cura. .
.
💊 Estas terapias apesar de muito importante para o tratamento das neoplasias malignas, geram imunossupressão (imunidade baixa) e podem causar alterações na cavidade bucal que quando não tratadas, prejudicam a saúde da boca a até mesmo o tratamento da doença.
.
📍 Entre os efeitos colaterais agudos da quimioterapia/radioterapia mais comuns na cavidade bucal 👄, encontram-se a mucosite, gengivite, infecções fúngicas, virais, além de xerostomia (boca seca), trismo (dificuldade/incapacidade de abrir a boca) e cárie de radiação.
.
😷 O acompanhamento odontológico prévio ao tratamento oncológico é sempre indicado, alguns tratamentos quando necessários devem ser realizados antes mesmo do início da quimioterapia e radioterapia.
.
💦 A higiene bucal deve estar em dia e durante todo o tratamento e os cuidados precisam ser redobrados. Eles podem diminuir a morbidade e mortalidade dos pacientes oncológicos.
.
☝🏻 Outras alterações podem ser diagnosticadas em crianças com leucemia aguda, através da radiografia panorâmica dos maxilares, que geralmente pode indicar alterações no desenvolvimento das criptas dentárias (formação dental), destruição da lâmina dura (osso que fica ao redor do dente), deslocamento dos dentes e pouca definição radiográfica do osso alveolar. .
.
☢ A radiografia panorâmica é de grande valor no diagnóstico, principalmente nos casos de recidiva da leucemia.
.
Diante do que foi exposto acima, nota-se que a atuação do profissional da odontologia 😷 dentro da equipe multidisciplinar que lida com o tratamento antineoplasico é imprescindível, tanto nas fases iniciais de diagnóstico, quanto durante a terapia, realizando avaliações estomatológicas e dando ao paciente condições de ser submetido às modalidades terapêuticas 💊 com as melhores possibilidades de cura, prevenindo ou reduzindo ⬇os efeitos colaterais.
.
✅ Lembrando que, é imprescindível a prevenção e acompanhamento periódico desses pacientes pelo Odontopediatra.
.
#odontopediatriabrasil 🇧🇷

Postagens Recentes

  • Coronavírus

Odontopediatria e Coronavírus, o que precisamos saber?

Os casos de  infecção por Coronavírus no Brasil aumentaram, e em pouco tempo tendem a aumentar ainda…

  • Alterações Dentárias
  • Anquilose Dental

Dente Anquilosado, você sabe o que é?

🦷 As raízes de todos os dentes, sejam decíduos (de leite) ou permanentes estão conectadas aos…